Projetos

Primeira etapa de um processo, o projeto.

A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que atua no desenvolvimento de projeto, na construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico tem uma formação técnica ampla e com uma forte base matemática. Ele projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento, de refrigeração e ferramentas em todas as áreas da indústria – como montadoras de automóveis, indústria de peças, plásticos, eletrônicos, alimentos, petroquímica e de energia.

Entre em contato

A importância de um bom projeto para sua indústria

Dentre suas atividades o Engenheiro Mecânico calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos.

Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção.

Para auxiliá-lo nessas atividades, muitas vezes esse profissional conta com uma série de softwares que, além de facilitarem seu trabalho, contam com tecnologia de precisão extremamente necessária na manufatura.

Programação CNC

A Engenharia Mecânica também trabalha muito com a Programação CNC, que é a sigla em inglês para “Computer Numeric Control” ou Controle Numérico Computadorizado. Este controle numérico permite o controle de máquinas e é muito utilizado na indústria, principalmente em tornos e centros de usinagem.

O CNC permite o controle simultâneo de uma máquina em vários eixos, através de uma lista de movimentos descrita em um código específico. Sendo assim as máquinas CNC (tornos e fresadoras) são controladas por computador, através de alguns programas específicos, que movimentam os eixos da máquina, possibilitando a criação de peças de forma precisa.

Com a programação CNC é possível criar o contorno de uma peça que deve ser usinada e aprender a programação CNC é fundamental para quem trabalha na indústria mecatrônica.

Projeto tridimensional

Como definição linguística, o espaço tridimensional é aquele que pode ser definido como tendo três dimensões (altura, profundidade e largura), o que na prática indica relevo.  Embora a maior parte da geometria euclidiana se dedique aos problemas da geometria plana, que inclui o espaço euclidiano, ela trabalhava com o tridimensional quando se debruçava sobre o estudo dos sólidos.

Projeto bidimensional

O espaço bidimensional é formado por duas dimensões (altura e largura), sendo plano em sua essência. Ele é apenas um ente ideal (teórico), pois no mundo real, qualquer superfície palpável é formada por pelo menos três dimensões. Os entes primitivos do espaço bidimensional são o ponto e a linha (aqui entendida como uma sucessão retilínea ou curvilínea). São características do espaço bidimensional.

ENTRE EM CONTATO

Tire suas dúvidas!

A Montcal – Engenharia, Fabricação e Montagem Industrial aumenta a eficiência do seu processo analisando o projeto e criando plantas industriais com um software de engenharia abrangente e interoperável. Amplia seu processo de projeto e operações das plantas industriais com um ambiente de projeto 2D e 3D colaborativo e inteligente baseado nos padrões abertos ISO 15926.

contato@montcalengenharia.com.br

77 3441 5045 / 99911 8301

Faz Lagoa do Arroz – Rod BA 148, S/N, Lote 06